O Espaço Ultramarino Ibérico (1450 -1900):
Arte, História e Património
COLÓQUIO INTERNACIONAL
29 de Junho a 1 de Julho de 2023
Sala do Cabido da Misericórdia das Velas
Auditório do Museu Francisco de Lacerda
Ilha de São Jorge / Açores
Sinopse
O Colóquio Internacional “O Espaço Ultramarino Ibérico (1450 -1900): Arte, História e Património” terá lugar na Vila das velas, ilha de S. Jorge, Açores, de 6 a 8 de julho de 2023, e será organizado pelo CHAM – Centro de Humanidades, da Universidade Nova de Lisboa e Universidade dos Açores em cooperação com a Santa Casa da Misericórdia de Velas, Câmara Municipal de Velas e Museu Francisco Lacerda.
O evento ocorre na sequência da parceria mantida pelo CHAM e a Santa Casa da Misericórdia de Velas, tendo resultado desta cooperação a concretização, desde 2011, de vários eventos culturais e científicos efetuados, geralmente, na ilha de S. Jorge, e de forma pontual em outras ilhas do arquipélago os Açores. Sempre com um elevado número de participantes.
Para a presente edição o encontro conta coma as parcerias científicas da Universidade de Las Palmas, Grã-Canária e Direção Regional da Cultura do Governo Regional da Madeira.
A realização deste evento pretende difundir o trabalho desenvolvido pelos investigadores do grupo de investigação «Arte, História e Património» do CHAM, promovendo a troca de conhecimentos e experiências com investigadores provenientes de outras academias, interessados nos impactos históricos, artísticos e patrimoniais patentes no espaço ultramarino Ibérico, no arco temporal alargado de 1450 a 1900.
Com um amplo campo temático de atuação, o grupo «Arte, História e Património» tem, atualmente, particular interesse em: têxteis; imaginário religioso; representações visuais; desafios da conservação e valorização do património material e imaterial; viagens e turismo; itinerários gastronómicos; processos e práticas do ambiente construído e paisagístico, incluindo formas, agentes, instituições, regulamentos e redes de mobilidade.
Atendendo ao facto de o evento decorrer no arquipélago dos Açores, parte integrante do espaço biogeográfico da Macaronésia (Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde), pretendemos reunir neste acontecimento um conjunto de comunicações orais potenciadas por uma diversidade disciplinar, metodológica e teórica que geograficamente tenham a sua génese na História Insular e Atlântica, ampliadas e comparadas ao restante espaço ultramarino ibérico, e de outras comunidades da diáspora lusófona e hispânica.
Os trabalhos serão apresentados em português e espanhol.
Endereço oficial do evento: o.espaco.ultramarino.iberico@gmail.com
COORDENAÇÃO
Duarte Nuno Chaves
COMISSÃO ORGANIZADORA
Anahí Meyer Riera
CHAM – Universidade dos Açores
Assunção Melo
CHAM – Universidade dos Açores
Carlos Lobão
CHAM – Universidade dos Açores
Élia de Sousa
Direção Regional de Cultura do Governo Regional da Madeira (DRC)
Gil Ávila
Santa Casa da Misericórdia de Velas
Hilarino da Luz
CHAM – FCSH NOVA
Joana Martins
CHAM – Universidade dos Açores
Virgínia Neto
Museu de S. Jorge
Vítor Reis
CHAM – Universidade dos Açores
COMISSÃO CIENTÍFICA
Alice Santiago Faria
CHAM – FCSH/NOVA
Ana Claro
CHAM – FCSH/NOVA
Javier Alvarez Santos
IATEX/ULPGC-CHAM-FCSH/NOVA
Helena Rebelo
Universidade da Madeira
Margarida Vaz do Rego Machado
CHAM – Universidade dos Açores
Naidea Nunes Nunes
Universidade da Madeira
Sandra Pinto
CHAM – FCSH/NOVA
Susana Goulart Costa
CHAM – Universidade dos Açores
Susana Serpa Silva
CHAM – Universidade dos Açores